HISTÓRIA DO CADERNO: PARTE II - DA IDADE MÉDIA AO RENASCESTISMO

Durante o período da Idade Média, na Europa, muito material foi produzido e encadernado, principalmente pela Igreja, “visto que o processo de educação ficou sobre a sua total responsabilidade. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, sendo que muitas delas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação, pois passava a ser a grande disseminadora do conhecimento. Os professores eram clérigos de ordens menores e lecionavam as chamadas sete artes liberais: gramática, retórica, lógica, aritmética, geografia, astronomia e música, que mais tarde constituíram o currriculum de muitas universidades”.



Haviam muitos monges envolvidos na duplicação das obras daquela época, posto que este era o único meio disponível para obtenção de cópias.






Ao fim deste período, numa crescente onda de perseguições promovida pela cúpula da Igreja, num processo conhecido como Santa Inquisição, e abalada pelas batalhas infindáveis nas cruzadas, ocorreram inúmeros episódios de destruição de volumes considerados “hereges”. 

Era a história pegando fogo, literalmente.

A partir do período seguinte , no Renascentismo, a Europa retoma os grandes momentos de produção de obras líricas, políticas, artísticas, etc., enquanto no Oriente Médio, um profeta chamado Maomé, através dos ensinamentos do Corão (que é o livro sagrado), revoluciona a estrutura política e religiosa com a criação do Islã.

Tudo isto possível devido a existência do caderno, ou livro. Não é uma maravilha.


Fonte de pesquisa:
- site : www.brasilescola.com




*** Acompanhe nossa coluna no jornal CORREIO DE SANTA CATARINA e visite também o nosso site: www.papelariarecord.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

TIPOS DE PAPÉIS: SAIBA ESCOLHER O SEU

CLIPS PARA PAPEL: CARACTERÍSTICAS BÁSICAS.